SOBRE

O InnoveEdu é uma lista de 96 experiências espalhadas pelo mundo que traduzem cinco importantes tendências capazes de tornar o aprendizado significativo e compatível com as demandas do século 21.

COMO FOI FEITO O MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS

A compilação de 96 dos melhores casos práticos de inovações em educação no mundo foi realizada pelo Porvir, em parceria com três organizações com experiência em pesquisa e disseminação de inovações educacionais de diferentes países: Edsurge (Estados Unidos), Innovation Unit (Reino Unido) e WISE (Catar). Especialistas ligados a essas instituições indicaram casos de diferentes origens geográficas e níveis de atuação - de experiências cotidianas em salas de aula a mudanças em políticas públicas difundidas nos sistemas de educação. Os temas variam de formas inovadoras de utilizar as tecnologias na educação a novas abordagens pedagógicas.

Seu objetivo é servir como fonte de referência para que educadores, formuladores de políticas públicas e empreendedores ao redor do mundo se orientem para implementar práticas criativas na rotina de seus próprios ambientes educacionais.

Como Navegar

Na capa do site, o usuário encontrará um filtro com os principais critérios de classificação das inovações apresentadas no InnoveEdu, onde poderá escolher que tipo de inovação deseja ver (disruptiva ou incremental), o local em que ocorre (Na escola, Na comunidade, Em casa, Online) e em quais tendências se enquadra (Competências para o século 21, Personalização, Experimentação, Uso do território, Novas certificações).

Logo abaixo, pequenas fichas dos casos são apresentadas com as principais informações sobre cada uma delas: nome, país de origem, uma pequena descrição e uma foto. Por padrão, todos os casos aparecem de maneira aleatória. Se o usuário filtrar, serão mostradas somente aqueles que estiverem adequados aos critérios de busca.

No menu superior da página de abertura, ainda é possível encontrar um link para uma página com informações sobre os parceiros do InnoveEdu e outro para acessar os conceitos das tendências tratadas neste material. Ao lado, há um campo de busca por termos constantes nos textos.

Ao clicar em uma das experiências, encontrará a descrição completa da inovação, com o problema que procura resolver, as soluções desenvolvidas e os resultados alcançados. Um gráfico na coluna direita mostrará ainda uma visão geral do caso que mostra em que nível a tecnologia é usada, quantas pessoas são impactadas, a idade dos beneficiários e a fase de implantação do projeto. Abaixo dele, são apresentados links para definições das tendências relacionadas à experiência. Outras referências externas (textos, reportagens, vídeos) são indicadas no quadro Saiba Mais.

POLÍTICA DE COMPARTILHAMENTO

Todos os textos do InnoveEdu estão licenciados em Creative Commons e podem ser publicados em partes ou na íntegra por terceiros. Os parceiros deste projeto sugerem que se faça referência à fonte, mas não há obrigatoriedade.

Trabalharam neste projeto:

Edição

Tatiana Klix

Produção Executiva

Patrícia Dranoff

Indicação de experiências

Adriana Balducci (WISE)
Anna Penido (Inspirare)
David Albury (Innovation Unit)
Emma Scott (Innovation Unit)
Heloísa Neves (WE FAB)
Natacha Costa (Associação Cidade Escola Aprendiz)
Shauntel Poulson (Reach Capital)
Tim Brady (Imagine K12)
Tony Wan (Edsurge)

Reportagem

Fernanda Nogueira

Tradução para o inglês

James Young

Apoio editorial

Maria Victoria Oliveira

Design

Regiany Silva

Desenvolvimento

Gita Tecnologia