UMA REDE DE PARCEIROS

Para construir uma lista abrangente de casos inovadores e representativos, quatro instituições com experiência em mapeamento de inovações educacionais de diferentes países uniram esforços para avaliar experiências educacionais. Conheça as instituições parceiras neste projeto e os especialistas que indicaram e as experiências desta publicação.

EDSURGE

EdSurge é uma comunidade e plataforma de informação para todos envolvidos em tecnologia na educação.

www.edsurge.com

Fundado em 2011 por Betsy Corcoran, Matt Bowman, Nick Punt e Agustin Vilaseca, o Edsurge conecta a comunidade emergente de empreendedores em tecnologia educacional e educadores. A equipe tem o objetivo de compartilhar informações detalhadas sobre como as novas tecnologias podem – ou não – dar suporte ao aprendizado.

O site publica notícias e reportagens sobre novidades e tendências da indústria de tecnologia na educação para ajudar:

  • Empreendedores que constroem novos produtos e negócios;
  • Educadores que utilizam essas ferramentas;
  • Investidores que apoiam empresas e escolas.

O Edsurge compartilha informações vitais para todo o ecossistema: tendências, vagas de empregos na área, oportunidades e eventos. No momento, está construindo um banco de dados de informações valiosas sobre novos produtos e como eles podem ser usados. Também organiza conferências em que educadores e empreendedores se encontram e trocam feedback sobre como construir e refinar ferramentas para melhorar resultados educacionais.

Especialistas indicados pelo Edsurge

Tony Wan

Tony coordena a área editorial do Edsurge, que inclui a publicação de notícias, artigos opinativos e a elaboração de newsletters semanais. Ele também organiza encontros mensais sobre tecnologia na educação e faz palestras em eventos sobre educação pelo mundo. Foi fundador da Luckybird Games, onde ajudou a criar o jogo no estilo RPG Equatia, um "Zelda com matemática", que envolvia espadas, aranhas e cobras. Tem mestrado pela Universidade de Stanford em estudos sobre o leste asiático.


Tim Brady

Tim trabalha com educação e tecnologia desde 2004. Antes de criar a Imagine K12, aceleradora focada em tecnologia da educação, foi CEO da QuestBridge, startup que ajuda alunos brilhantes de ensino médio de baixo nível socioeconômico a ingressarem nas melhores universidades dos Estados Unidos. Atualmente, faz parte do conselho de quatro empresas de educação: QuestBridge, Equal Opportunity Schools, Hapara and Class Dojo. Também foi chefe de produto do Yahoo! por oito anos e trabalhou na Motorola em Tóquio, no Japão. Tem MBA pela Universidade de Harvard e bacharelado em engenharia elétrica pela Universidade de Stanford. É casado e tem dois filhos.


Shauntel Poulson

Shauntel é apaixonada por alavancar o uso da tecnologia para melhorar resultados educacionais. Ela é sócia e cofundadora do Reach Capital, um fundo centrado em startups de tecnologia para a educação nos Estados Unidos. Antes disso, foi sócia do fundo NewSchools Venture e engenheira da Procter & Gamble. É formada em engenharia química pelo MIT e tem MBA e mestrado em educação pela Universidade de Stanford. Nas horas vagas, gosta de dançar, correr e fazer trilhas.


Voltar ao topo


INNOVATION UNIT

O parceiro de inovação para serviços públicos. A organização desenvolve soluções diferenciadas, de qualidade, com baixo custo para enfrentar desafios sociais.

www.innovationunit.org

Innovation Unit é reconhecido como uma das maiores organizações do mundo no apoio à inovação radical em educação: a inovação focada em melhores resultados para alunos. É uma organização sem fins lucrativos. Entre os principais projetos desenvolvidos nos últimos anos estão:

  • Desenvolvimento, coordenação e implementação do Global Education Leaders’ Partnership (GELP), que reúne líderes de 18 redes educacionais do mundo que trabalham colaborativamente para resolver problemas e transformar seus sistemas educacionais de forma que os estudantes possam adquirir habilidades e conhecimentos necessários para sobreviver e prosperar no século 21;
  • Apoio na criação e implementação da estratégia do New York City’s iZone, um projeto que ajuda escolas a desenvolverem novos métodos educacionais e práticas que levem todos os estudantes para a universidade e para o mundo do trabalho;
  • Parceria com o Australian Institute for Teaching and School Leadership para criar o programa Learning Frontiers, que capacita escolas a usarem processos de design e métodos de ensino inovadores que desenvolvam práticas de aprendizado engajadoras;
  • Coordenação de grupo de estudo sobre aprendizado baseado em projetos, com apoio do Education Endowment Fund;
  • Desenvolvimento de programa para dar apoio a escolas públicas independentes em Queensland, na Austrália, para estabelecer cultura e práticas e inovadoras;
  • Parceria com a Associação de Escolas Independentes de Nova Gales do Sul, na Austrália, para desenhar e criar o ELEVATE, projeto que dá apoio a escolas para desenvolver oportunidades de aprendizado para alunos alcançarem seu mais alto potencial.

Especialistas indicados pelo Innovation Unit

David Albury

David é diretor do Innovation Unit e consultor independente especializado em criar e implementar estratégias para transformar, através de inovação radical, sistemas de ensino e outros serviços públicos. Nos primeiros seis anos no Innovation Unit, ele foi diretor de Design e Desenvolvimento do GELP e, agora, continua a frente do trabalho do GELP no Brasil e na Colúmbia Britânica (Canadá). Coliderou o trabalho em Nova York, é responsável pelo projeto de difusão do Learning Frontiers e lidera o ELEVATE. David também já trabalhou com líderes educacionais, agências nacionais e representantes de governos. De 2002 a 2005, foi integrante do conselho de estratégia do primeiro ministro britânico Tony Blair para educação e serviços públicos. Lidera e facilita regularmente a aula especial sobre criação de condições para inovação radical na Escola de Governo da Austrália e Nova Zelândia.


Emma Scott

Emma é consultora do Innovation Unit na Austrália, com atuação focada em aprendizado, ensino e liderança. Antes desse trabalho, era gerente da equipe de parceiros do AITSL (Australian Institute for Teaching and School Leadership) e liderou a iniciativa Learning Frontiers, dando apoio a professores e gestores escolares da Austrália para criar práticas profissionais e melhorar o engajamento escolar pelo uso de metodologias inovadoras. Nos cinco anos em que esteve no AITSL, Emma trabalhou na validação de modelos profissionais para professores e liderou o desenvolvimento de programas e ferramentas online. Também já integrou a equipe de uma ONG na Nova Zelândia e foi gerente de contas de uma consultoria de risco.


Voltar ao topo


PORVIR

Iniciativa de comunicação e mobilização social que mapeia, produz e difunde referências sobre inovações educacionais para inspirar melhorias na educação brasileira.
www.porvir.org

O Porvir funciona como uma agência de notícias, produzindo matérias diárias sobre tendências e inovações que estão transformando a educação no Brasil e no mundo. O conteúdo é disponibilizado gratuitamente, inclusive para uso livre por outras mídias e veículos da imprensa. O site traz ainda seções que ajudam o leitor a se aprofundar nas teorias e práticas sobre inovações educacionais, como o glossário de conceitos e organizações relacionados à área, os guias temáticos voltados para a formação de quem tem interesse em colocar em prática as inovações mapeadas e o Diário de Inovações com relatos de educadores que estão transformando o dia a dia escolar.

Com o objetivo de instigar tomadores de decisão e a população em geral sobre os temas relacionados a inovações educacionais, organiza encontros e eventos para inspirar e orientar interlocutores estratégicos, como gestores públicos, investidores sociais, empreendedores, especialistas e profissionais da educação. Também apoia veículos de comunicação a identificar pautas, fontes e abordagens que possam aprofundar a cobertura sobre o tema na mídia.

O Porvir é uma iniciativa do Inspirare, instituto familiar que busca inspirar inovações em iniciativas empreendedoras, políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil.

Especialistas indicados pelo Porvir

Anna Penido

Diretora do Inspirare. Jornalista, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa e coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais.


Heloísa Neves

Criadora da empresa WE FAB (que conecta movimento maker com inovação através de sua metodologia Maker Innovation), professora de Design para o curso de Engenharia do Insper e coordenadora do Insper Fab Lab. Vem trabalhando com o universo maker desde que decidiu tirar um ano sabático e realizar o curso Fab Academy no Fab Lab Barcelona. Desde então, já criou vários laboratórios makers e auxiliou empresas e outras instituições a implementar uma cultura mais focada em atividades mão na massa, na colaboração e agilidade.


Natacha Costa

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela PUC-SP. É diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006, sendo responsável pelo desenvolvimento estratégico do Centro de Referencias em Educação Integral. É membro da Comissão Editorial de Educação Integral em Tempo Integral pela Fundaj/MEC.


Voltar ao topo


WISE

WISE é uma plataforma internacional, multisetorial para pensamento criativo, debate e ações para construção do futuro da educação por meio da inovação.
www.wise-qatar.org

Criado em 2009 pela Qatar Foundation sob a liderança de sua presidente, Sua Alteza a Sheikha Moza bint Nasser, o World Innovation Summit for Education (WISE) é uma plataforma internacional e multisetorial para pensamento criativo, debate e ações dotadas de objetivos para a construção do futuro da educação por meio da inovação. O WISE é uma referência global em novas abordagens inovadoras para a educação. Por meio de seu encontro anual e de uma gama de programas contínuos, o WISE está promovendo a colaboração e construindo o futuro da educação.

Mensagem do CEO do WISE, Stravos Yiannouka:

Na virada do século, o mundo se comprometeu em universalizar a educação básica. Infelizmente, a realidade hoje é que 58 milhões de crianças ainda estão fora da escola. O fracasso da comunidade global em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) coloca a educação mundial em uma encruzilhada. Em seu blog na BBC, Sean Coughlin defende que só o número de matrículas não é um dado efetivo para medir o enorme desafio que temos pela frente. Ele lembra que 100 milhões de crianças não completam a educação primária, e outras 250 milhões frequentam escolas com tão baixa qualidade que terminam o período escolar sem conseguir ler uma frase.

Nós, interlocutores estratégicos do campo da educação, precisamos urgentemente reconsiderar a abordagem atual e desenvolver novas estratégias práticas para garantir uma educação de qualidade para todos como um direito universal. Uma das lições mais importantes do ODM é a relação estreita existente entre a qualidade dos professores com a frequência escolar e o engajamento dos alunos no processo educativo. Se os objetivos e compromissos para 2013 não envolverem um suporte vigoroso aos professores, o risco de falhar novamente daqui a 15 anos é alto.

Na medida em que o nosso mundo interconectado se torna mais complexo, crescem as expectativas e surgem novos desafios para nações e comunidades atenderem necessidades das mais diversas regiões do globo. Além de formar bons educadores, é preciso construir um currículo focado nas habilidades e atitudes que nossos estudantes precisam para lidar com novas tecnologias e prosperar em meio a mudanças constantes circunstâncias econômicas variadas. Além disso, os sistemas educacionais precisam oferecer ambientes para estudantes desenvolverem habilidades socioemocionais, como cidadania, cooperação e determinação, necessárias para o sucesso individual e social. As práticas inovadoras apresentadas no InnoveEdu procuram responder a uma série de questões relacionadas a temas crucias para a aprendizagem das competências do século 21, uso de tecnologia e desenvolvimento da cidadania global.

Já no seu sétimo ano, o World Innovation Summit for Education teve um papel importante em identificar e apoiar projetos e movimentos educacionais inovadores do mundo todo. O WISE é uma plataforma multisetorial para líderes educacionais, empreendedores sociais, pensadores comprometidos com o suporte a ações criativas através da colaboração e inovação. Criado em 2009 pela Qatar Foundation sob a liderança de sua presidente, Sua Alteza a Sheikha Moza bint Nasser. Ela sempre teve convicção de que o acesso a educação de qualidade é a mais efetiva ferramenta para empoderamento individual e transformação social, e mais recentemente se deu conta de que a educação necessita da inovação para alcançar seu potencial total.

O WISE Awards reconhece todos os anos seis projetos que aplicam novas práticas educacionais e levam transformação social ao mundo. Muitos dos projetos descritos nesta publicação já foram finalistas ou vencedores do WISE Awards, enquanto outros foram retratados em livros publicados pelo WISE nos últimos anos.

O Teacher Education in Sub-Saharan Africa, conhecido como TESSA, é uma rede de universidades e organizações que trabalham em colaboração para melhorar a formação de professores através da criação e disseminacão de materiais didáticos em 12 países. O TESSA, baseado na Grã-Bretanha, venceu o WISE Awards em 2011 e tem recursos relevantes para as comunidades locais, melhora a efetividade do trabalho de professores e aumenta a interação entre estudantes de pedagogia. Com ele, professores conseguem absorver profundamente metodologias que colocam o aluno no centro do processo de aprendizado e aprendem como engajar habilidades dos alunos na construção do conhecimento de forma colaborativa. Mais de meio milhão de professores e estudantes de pedagogia se beneficiaram dos recursos abertos do TESSA, com significativo impacto em áreas rurais.

ALISON (Advanced Learning Information Systems Online), um dos projetos vencedores em 2013, é uma plataforma de aprendizado com um modelo único que possibilita usuários no mundo todo a ter acesso a cursos gratuitos que podem ser feitos no próprio ritmo. A ALISON, com sede na Irlanda, foca em servir pessoas marginalizadas que estão procurando certificações para habilidades práticas. Utiliza um sistema de avaliação inovador para os cursos que cada um faz. Com 5 milhões de usuários registrados e 300.000 graduados, a ALISON conseguiu expandir oportunidades de emprego em vários países.

O Me & MyCity, projeto finlandês vencedor em 2014 do WISE Awards, trabalha com alunos de 11 a 12 anos em um ambiente propício a atividades mão na massa, onde eles podem aprender conceitos de engajamento social, civil e econômico. Esse ambiente é uma cidade em miniatura de 500 metros quadrados com paredes móveis, onde alunos num ambiente dinâmico cheio de desafios e situações da vida real.

Esses são alguns dos projetos inovadores, soluções práticas que resolvem desafios da educação, apresentados no InnoveEdu. Esse catálogo criativo tem potencial para servir como uma importante ferramenta para educadores, formuladores de políticas públicas e agentes de mudanças em qualquer área de atuação. Esperamos que esses exemplos inspirem e irradiem experiências, que construam comunidades fortalecidas pela educação. Neste momento crucial para a agenda global da educação, precisamos multiplicar as oportunidades oferecidas por essas práticas através da expansão do uso delas em diversas situações e ambientes. Vamos reforçar nosso compromisso em construir parcerias que coloquem em prática o poder transformador da educação.

Especialistas indicados pelo WISE

Adriana Balducci

Adriana coordena o WISE Accelerator, programa que apoia novos projetos inovadores na área de educação e tecnologia. Adriana também gerencia e coordena atividades relacionadas ao WISE ed.hub, uma plataforma online que conecta profissionais de educação que compartilham conhecimento e soluções para desafios concretos em seus setores e regiões. Através de suas experiências anteriores na UNESCO e na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (Brasil), bem como pelas suas atividades no WISE, Adriana atua junto com profissionais e equipes que lideram projetos inovadores e promover boas práticas educacionais.


Voltar ao topo